sexta-feira, 21 de junho de 2013

Ser chique é doar


Bom dia a todos, hoje é o primeiro dia oficial de inverno, essa estação maravilhosa, onde podemos nos vestir com mais elegância e sofisticação, mas o tema de hoje não é vestir-se, mas sim, vestir aos outros.



            Muitas vezes enchemos nossos armários de porcarias e vamos acumulando roupas, calçados, coisinhas sem fim, nada, nada chique, então, em um ímpeto de ordem decidimos fazer uma “limpeza” e separar tudo aquilo que não usamos faz meses e muitas vezes anos...mas que está lá para quem sabe um dia....

            Deveríamos esvaziar nossos armários mais vezes e entregar tudo aquilo que não nos serve mais ou que não apreciamos mais para pessoas que precisam, um belo gesto de desprendimento e de extrema elegância.

            Mas tenho visto coisas incríveis, uma falta total de elegância de algumas pessoas, entre elas, algumas abastadas,  que não esvaziam seus closets para doar e ser generosas mas para empurrar tralhas aos outros vendendo-as!

            Ok, eu sei que o sapato custou algum dinheiro, assim como os casacos e as bolsas, mas o que se irá arrecadar com a “venda” é tão menor do que se conseguiria fazendo o bem, doando a quem precisa.

            Já ouvi pessoas falando em “ensinar aos outros a dar valor”, que tipo de valor é esse? Valor para sua roupa usada? Seu sapato velho? Fora de moda? Valor para o que você acha que não é bom para você, mas que para algumas pessoas fará a diferença entre  não passar frio, não molhar os pés ou até mesmo manter a dignidade não andando esfarrapado por aí por absoluta falta de recursos. 
Ensinar valores está mais em demonstrar como você valoriza o ser humano e não os restos do seu guarda-roupa.

      Não só é deselegante como altamente pretensioso acreditar que seus “restos” estarão dando alguma lição a alguém ao faze-lo pagar por eles.
     
Sabe quais as  maiores lições que se pode dar? Generosidade, desprendimento, bondade.
   
Um dos gestos mais elegantes que existe é a gratidão, temos que ser gratos por vidas privilegiadas, por boa saúde, boas condições financeiras, uma boa carreira, família, amigos, todos tem algo para agradecer ao universo, uma das melhores formas de agradecer é levar um  pouco do que temos aos que nada tem ou tem muito pouco, isso é uma lição digna, ao contrário de alguns trocados arrecadados talvez porque quem está adquirindo aquilo que você não quer mais não tem a menor possibilidade de faze-lo de outra forma.

      Então seja elegante, doe, ajude, faça um bem a alguém que dele necessite, certamente o universo irá lhe agradecer com mais bênçãos, muito mais compensador do que cobrar quando não se necessita, valorizar algo que para nós mesmos não tem mais valor ou estaria nos armários, entulhando-os.

         Agora, se vender algo seu é necessário para o equilíbrio das suas economias, é completamente diferente, é questão de sobrevivência, você certamente saberá encontrar outra forma de ser generoso/a para com o próximo.

  O inverno está aí, então, seja elegante, busque entre suas roupas aquelas que não mais lhe agradam, escolha calçados que faz muito tempo já não usa e entregue, de coração, para aquecer alguém. A gratidão do bem feito será infinitamente mais gratificante que qualquer dinheiro que se possa receber.

E tenham todos um bom dia e esperemos que faça um frio bem gostoso este ano.

           

Postar um comentário

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search